LUCIANA DUARTE BHERING DE CARVALHO

Cargo Público Efetivo: ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORCAMENTO Função/DAS: FUNCÃO COMISSIONADA EXECUTIVA - DIRETOR(A) DE PROGRAMAS Órgão de Exercício: MINISTERIO DO PLANEJAMENTO E ORCAMENTO Jornada: 40 Estabilidade: Servidor Estável
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS

ECONOMIA

POLÍTICA FISCAL DO BRASIL

Competências Soft Skills

AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

COMUNICAÇÃO

FOCO NOS RESULTADOS PARA OS CIDADÃOS

GESTÃO PARA RESULTADOS

ORIENTAÇÃO POR VALORES ÉTICOS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM BASE DE DADOS

Idiomas

 

ESPANHOL

Compreensão
Intermediário
Escrita
Básico
Fala
Básico
Leitura
Avançado

 

INGLES

Compreensão
Intermediário
Escrita
Intermediário
Fala
Intermediário
Leitura
Avançado

 

Áreas de Interesse

ORÇAMENTO E FINANÇAS

POLÍTICAS PÚBLICAS

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA

EDUCAÇÃO

FINANÇAS PÚBLICAS

ECONOMIA

COMISSÃO DE FINANCIAMENTOS EXTERNOS - COFIEX

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

ASSUNTOS FISCAIS

ícone do sobre Sobre

Possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestrado Acadêmico em Economia pela Universidade de Brasília (2012). Desde 2004, é Analista de Planejamento e Orçamento (APO), ocupou, durante quase 18 anos, diversos cargos na área fiscal da Secretaria de Orçamento Federal (SOF). Foi Assessora na Subchefia de Avaliação Governamental (SAG) da Casa Civil (CC) da Presidência da Republica (PR) na área de Finanças Públicas, em 2022, e atualmente é Diretora na Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento e Orçamento.

 

ícone de formação Formação

MESTRADO - ECONOMIA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
2010 - 2012 - Concluído
GRADUAÇÃO - CIÊNCIAS ECONÔMICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
1999 - 2003 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Diretora de Programa / CARGO COMISSIONADO DE DIRECAO
Ministério do Planejamento e Orçamento
03/2024 - Atual
Assessoramento do Secretário-Executivo para assuntos econômicos e de finanças e orçamento públicos.
Analista de Planejamento e Orçamento / Gerente de Projeto
Ministério do Planejamento e Orçamento
02/2023 - 03/2024
Assessoramento ao Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento para assuntos internacionais, fiscais e aqueles relativos ao monitoramento e avaliação de Políticas Públicas.
Professor
Inst. Bras. de Pesquisa e Análise de Dados - IBPAD
08/2023 - 08/2023
Módulo relativo a Dados para Executivo - Orçamento, no curso Dados para Relações Governamentais 2023 - 3h
Professor
Associação Brasileira de Orçamento Público - ABOP
08/2023 - 08/2023
Módulo Aspectos Fiscais no 23º Curso sobre Lei de Responsabilidade Fiscal - 2023 - 4h
Professor/Facilitador / PROFESSOR/FACILITADOR
Escola Nacional de Administração Pública
04/2009 - 04/2023
Analista de Planejamento de Orçamento / Assessora
Casa Civil da Presidência da República
04/2022 - 01/2023
Professor
ABOP
09/2022 - 09/2022
Módulo sobre Aspectos Fiscais do Orçamento, 8 h/a, na Associação Brasileira de Orçamento Público - ABOP
Coordenadora-Geral de Assuntos Macro-Orçamentários (CGMAC) - FCPE 101.4 / FUNCAO COMISSIONADA DO PODER EXECUTIVO
Ministério da Economia
08/2018 - 03/2022
Coordenação dos processos que envolvem o acompanhamento e análise das principais regras fiscais (Meta de Resultado Primário, Teto de Gastos e Regra de Ouro) e das principais despesas obrigatórias do orçamento (Gastos sociais atrelados ao Salário-Mínimo; FUNDEB; Subsídios, Subvenções e Proagro; Transferências por Repartição de Receita) e do orçamento da Dívida Pública Federal. Elaboração do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) e do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), e de suas respectivas propostas de alteração, no que se refere às regras fiscais e às despesas obrigatórias citadas. Enquanto Substituta do SEAFI, acompanha ainda os assuntos relativos à Receita Pública e às despesas com Pessoal e Encargos Sociais, Sentenças Judiciais e Benefícios ao Servidor.
REVISOR DE PERIÓDICO
RAP. Revista Brasileira de Administração Pública
03/2020 - 03/2020
Elaboração de pareceres para revistas especializadas em assuntos econômicos e de gestão pública.
Professor
ENAP
02/2020 - 02/2020
Aula Inaugural na Turma de Liderança em Orçamento e Finanças- 2020 - PDL/ORÇ - 3h
REVISOR DE PERIÓDICO
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP)
09/2019 - 09/2019
Elaboração de pareceres para revistas especializadas em assuntos econômicos e de gestão pública.
REVISOR DE PERIÓDICO
RAP. Revista Brasileira de Administração Pública
08/2019 - 08/2019
Elaboração de pareceres para revistas especializadas em assuntos econômicos e de gestão pública.
Coordenadora de Avaliação Macrofiscal (COFIS) (DAS 101.3/FCPE 101.3) / FUNCAO COMISSIONADA DO PODER EXECUTIVO
MINISTERIO DO PLANEJ. DESENV. E GESTAO
04/2014 - 08/2018
Acompanhamento e análise das principais Regras Fiscais (Meta de Resultado Primário e Teto de Gastos) e de despesas obrigatórias impactantes atreladas ao Salário-Mínimo, incluindo a operacionalização orçamentária dessas despesas desde o PLOA até o fim do exercício, por meio da elaboração de alterações orçamentárias. Confecção dos Relatórios de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias de que trata o art. 9º da LRF e acompanhamento do Relatório Quadrimestral, de que trata o § 4º do art. 9º da LRF. Elaboração de estudos e notas técnicas relativos a tais assuntos. Elaboração do PLOA e do PLDO e de suas respectivas propostas de alterações no que se refere aos assuntos tratados pela Coordenação em questão.
REVISOR DE PERIÓDICO
PLANEJAMENTO E POLITICAS PUBLICAS
10/2017 - 10/2017
Elaboração de pareceres para revistas especializadas em assuntos econômicos e de gestão pública.
REVISOR DE PERIÓDICO
ESTUDOS ECONÔMICOS
06/2015 - 06/2015
Elaboração de pareceres para revistas especializadas em assuntos econômicos e de gestão pública.
Analista de Planejamento e Orçamento / Assistente e Assistente-Técnico
Secretaria de Orçamento Federal
06/2004 - 04/2014
Ocupou funções comissionadas de Assistente e Assistente-Técnico na Secretaria de Orçamento Federal (SOF) na área de Assuntos Fiscais, cujas principais atribuições fora: realização de estudos fiscais, produção de relatórios exigidos pela lei ( e.g. Relatórios de Avaliação das Receitas e Despesas Primárias - RARDP), elaboração das leis orçamentárias ( PLOA, PLDO e PPPA), elaboração de projeções de grandes agregados de despesa, acompanhamento das Necessidades de Financiamento do Governo Central (NFGC) e participação Grupo Técnico (GTEC) da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX).
Professor/Facilitador / PROFESSOR/FACILITADOR
Escola Nacional de Administração Pública
06/2009 - 06/2009
Disciplina: Curso sob Medida Gestão Orçamentária - Módulo Aspectos Fiscais
Professor/Facilitador / PROFESSOR/FACILITADOR
Escola Nacional de Administração Pública
04/2009 - 04/2009
Disciplina: Curso sob Medida Gestão Orçamentária - Módulo Aspectos Fiscais
Escriturária / CELETISTA
Banco do Brasil
03/2003 - 01/2004
Atendimento ao público em agência bancária, com eventual substituição em cargo de gerência.
Estagiária / OUTRO
Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
02/2002 - 01/2003
Análise de projetos para concessão de financiamentos a empresas de base tecnológica.
Estagiária
Consultoria Júnior FACE UFMG
01/2000 - 04/2000
Apoio a evento de palestras da Consultoria Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas.
 

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TEMOS QUE DAR AULAS REMOTAS... E AGORA?
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 08/2023
Concluído
FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 08/2023
Concluído
INVESTIMENTOS FINANCEIROS E PRIVATE BANKING
FACULDADE IBMEC
02/2021 - 04/2022
Concluído
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL SOF
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF
11/2008 - 06/2009
Concluído
DE FORMAÇÃO PARA A CARREIRA DE ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
03/2004 - 05/2004
Concluído
 
 

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Email Institucional: LUCIANA.B.CARVALHO@PLANEJAMENTO.GOV.BR

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/luciana-duarte-bhering-de-carvalho-006520b2/

 
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Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 28/08/2024 às 14:48
Data da última atualização: 20/08/2024 às 17:22